segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Pepetela Mayombe - Editora Leya- 248 páginas

" EU FICO COM AS MARCAS,MAS TU PODES FICAR COM A EXPERIÊNCIA. POR ISSO VOU TE DAR OS ENSINAMENTOS QUE DELA TIREI"
Pepetela Mayombe pag.146



Esse livro espetacular sobre a guerra de libertação de Angola, há muitos ensinamentos e uma das centenas de frases e diálogos marcantes é essa acima ,quando dois guerrilheiros um mais experiente tenta consolar o guerrilheiro mais novo sobre experiência e a vida.

Esse livro
''MAYOMBE'' do autor Pepetela, foi um, digamos um presente a base de uma troca de afeto com uma pessoa muito querida. A minha amiga e madrinha de casamento Alicia Marques,que me presenteou  com essa grande obra do escritor angolano Pepetela. Eu havia  presenteada com o livro ''O Pequeno Laboratório de Deus'' e depois de um tempo recebi de presente esse ''Mayombe''.

leia a resenha  clicando aqui ''O Pequeno Laboratorio de Deus ''

"Mayombe" é um romance do escritor angolano Pepetela, publicado em 1980. O livro se passa durante a Guerra de Independência de Angola, que ocorreu de 1961 a 1975, e é narrado por um guerrilheiro do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) que luta contra as forças coloniais portuguesas.

A história é ambientada na floresta tropical de Mayombe, onde um grupo de guerrilheiros do MPLA vive e luta contra os portugueses. O protagonista é um jovem guerrilheiro chamado Sem Medo, que acaba de se juntar ao grupo. Ele é recebido com desconfiança pelos outros guerrilheiros, especialmente pelo líder do grupo, Comandante Gika, que é um veterano da luta de independência e desconfia das intenções de Sem Medo.

Ao longo da história, Sem Medo aprende a lutar e a sobreviver na floresta, enquanto o grupo realiza missões de sabotagem contra os portugueses. Ele também se envolve romanticamente com uma guerrilheira chamada Lopo, mas o relacionamento é complicado pelas tensões e rivalidades dentro do grupo.

Outros personagens importantes incluem , um guerrilheiro veterano que se torna um mentor para Sem Medo, e Domingos, um ex-escravo que se junta ao grupo e é tratado com desconfiança pelos outros guerrilheiros por causa de seu passado como colaborador dos portugueses.

A trama é marcada por conflitos internos no grupo de guerrilheiros, bem como por suas batalhas contra as forças portuguesas. A história também explora questões como a identidade nacional, a luta contra o colonialismo e a dificuldade de construir um movimento unificado de independência em meio a diferenças culturais e ideológicas.

"Mayombe" é um livro que retrata a complexidade da luta pela independência de Angola e os desafios enfrentados pelos guerrilheiros que lutaram contra o colonialismo português. Seus personagens são marcantes e seus longos e  diálogos são inspiradores e necessários e a empatia pelos personagens se torna natural e juntamente com a trama de muita tensão nos coloca eu e você leitor dentro do enredo como que se fizemos parte do grupo de guerrilheiros lutando com eles ,sofrendo derrotas e comemorando conquistas com eles.

Certamente! "Mayombe" é uma obra muito rica em frases marcantes e emocionantes. Aqui estão algumas delas:

"Era assim que nós éramos, racionais mas capazes da maior irracionalidade quando a racionalidade não servia mais. Era assim que se fazia a guerra, aceitando a morte como uma simples parte do processo, sem tempo para sentir medo nem dor."

"Lutar pela liberdade era uma das maiores aventuras do homem, porque era uma aventura perigosa e difícil, e aventuras assim eram sempre as mais emocionantes."

"Nós somos todos filhos da mãe África, mas a mãe África é muito grande e tem muitos filhos. Por isso, nós somos muitos, mas todos irmãos na luta."

"O povo só pode ser salvo pelo povo. Nós somos o povo, e a nossa luta é pela libertação de todos os povos que sofrem opressão."

"Na guerra, a verdade é a primeira vítima. Mas a mentira não pode ser vitoriosa para sempre, porque a verdade sempre acaba por se impor."

"O amor é uma revolução permanente, porque nos faz mudar o mundo e nos faz mudar a nós mesmos."

Essas são apenas algumas das muitas frases poderosas e emocionantes presentes em "Mayombe". O livro é uma leitura emocionante e enriquecedora, que vale muito a pena ser lida.


Parte superior do formulário

CURIOSIDADES 

Mayombe é uma palavra que tem origem na língua kikongo, falada principalmente na região do Congo. Na língua kikongo, Mayombe significa "selva", "floresta densa" ou "terra das árvores altas".

O livro "Mayombe" de Pepetela é um romance que se passa em Angola durante a Guerra de Independência do país, e trata da história de um grupo de combatentes que atua na região do Mayombe, uma das florestas mais densas e inóspitas do continente africano. O título do livro faz referência à localidade onde se desenvolve a ação, e simboliza a natureza hostil e impenetrável do ambiente em que se encontram os personagens.

Floresta Mayombe

Pepetela é o pseudônimo de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, escritor angolano nascido em Benguela, Angola, no dia 29 de outubro de 1941. Ele é considerado um dos principais escritores da literatura africana de língua portuguesa.

Pepetela estudou Engenharia Agrícola em Lisboa, Portugal, entre 1961 e 1966, mas, ao retornar a Angola, tornou-se militante do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que lutava pela independência do país. 

Ele participou ativamente da luta armada contra o regime colonial português, e suas experiências como combatente e militante político influenciaram sua obra literária.

O livro "Mayombe" de Pepetela foi inspirado em suas próprias experiências como combatente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) durante a Guerra de Independência de Angola. O autor lutou na região do Mayombe, uma das áreas mais difíceis e inacessíveis do país, entre 1966 e 1970.

Pepetela era um dos líderes do grupo de combatentes do MPLA na região, e teve que lidar com as dificuldades e perigos da luta armada em um ambiente hostil e desconhecido. Ele baseou muitos dos personagens e eventos do livro em suas próprias experiências e nas histórias de seus companheiros de luta.


Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) é um partido político angolano orientado no espectro de centro-esquerda à esquerda, que governa o país desde sua independência de Portugal em 1975.

Movimento Popular de Angola (MPLA)

A carreira literária de Pepetela começou em 1972, quando publicou seu primeiro romance, "As Aventuras de Ngunga".


Livro ''As Aventuras de Ngunga''

A partir daí, ele se dedicou inteiramente à literatura, tendo publicado vários romances, contos e ensaios. Entre suas obras mais conhecidas estão "Mayombe" (1980), "A Geração da Utopia" (1992), "O Desejo de Kianda" (1995), "Jaime Bunda, Agente Secreto" (2001) e "Predadores" (2005).

Livro O Desejo de Kianda



Livro Jaime Bunda Agente Secreto



Livro A Geração da Utopia



Livro Predadores


Seus livros abordam temas como a luta pela independência, a guerra civil, a corrupção, a identidade nacional e as contradições do processo de desenvolvimento pós-colonial em Angola.

Pepetela recebeu vários prêmios literários ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio Camões (1997), um dos mais importantes prêmios literários em língua portuguesa. 

Além de escritor, Pepetela também foi professor de Física e Matemática e atuou em cargos políticos no governo de Angola, tendo sido Ministro da Educação entre 1992 e 1996. Ele continua ativo como escritor e é uma figura importante na cultura e na política de Angola.


Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos(Pepetela)

Foi nesse contexto de guerra que ele adotou o nome Pepetela, que significa, na língua umbundo, “pestana”, e que passou a utilizar como pseudônimo literário.




sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Coração das Trevas - Autor Joseph Conrad - Editora Lafonte - 176 páginas

 O maior horror pode estar dentro de sua própria alma, o horror mais sombrio é a propria natureza humana. Você se faz refletir sobre o ser dito humano frente a tantos horrores que os descentes de Adão são capazes. Essas são algumas das divagações que o autor Joseph Conrad transpassa aos leitores do livro ''CORAÇÃO DAS TREVAS'' e esse livro foi inspiração direta para o polêmico filme "Apocalypse Now" de 1979, dirigido por Francis Ford Coppola no qual darei mais detalhes aqui mesmo após a resenha do livro publicado em 1899.Isso mesmo 1899!!!!

O livro conta a história do marinheiro Charles Marlow, que é contratado por uma empresa de comércio europeia para viajar ao interior da África.

A empresa colonialista  exploradora de marfim, lhe oferece pagamento farto assim como homens e um bom barco, algo que ninguém nunca havia oferecido ao experiente marinheiro Charles Marlow, mas não tarda, e logo descobre que muitos já partiram para a missão que lhe foi dada, muitos falharam ou nunca mais retornaram. Mas qual seria a famigerada e temida missão, no qual Marlow aceitara mesmo com os mais terríveis boatos?

A missão é  encontrar um misterioso comerciante chamado Kurtz ,no qual diziam que havia enlouquecido e até criado uma perigosa seita de adoração no meio da densa floresta.

Seriam apenas boatos o que diziam sobre Kurtz, sobre a sua sanidade e sua ameaçadora seita floresta adentro? Ou apenas desculpa da empresa colonialista para prender Kurtz com a suspeita de  prover estoques gigantescos de marfim apenas para si contrariando a grande empresa no qual um dia o próprio Kurtz ja fez parte?

Até o inevitável encontro com Kurts e descobrirem de fato a verdade, Marlow e sua equipe enfrentarão todos os tipos de perigos que a floresta africana ostenta: ataques de nativos, doenças, animais ferozes e motins darão o tom de tensão que lhe fara roer as unhas durante a viagem de Marlow até Kurtz.

À medida que Marlow se aproxima de Kurtz, ele descobre a verdade sobre a natureza humana e a exploração colonialista do continente africano.

Publicado em 1899, "Coração das Trevas" é um dos clássicos da literatura do século XIX, explorando temas como o imperialismo, o racismo e a natureza humana. O livro é ambientado na era da exploração colonialista europeia da África, uma época de grande mudança e turbulência social, política e econômica.

"Coração das Trevas" é um livro complexo e provocativo que continua a ser estudado e discutido por acadêmicos e leitores em todo o mundo.

Parte superior do formulário

 

A inspiração para escrever ''Coração das Trevas'' com tantos detalhes veio da propria experiência do autor Joseph Conrad

Joseph Conrad foi um escritor britânico-polonês, nascido em 1857 em Berdichev, na Ucrânia, e que mais tarde se naturalizou cidadão britânico. Conrad foi um marinheiro experiente, tendo navegado em navios mercantes por vários anos antes de se dedicar à escrita. Ele começou a escrever em inglês, sua segunda língua, aos 36 anos de idade.

A obra de Conrad é frequentemente caracterizada por temas como a exploração colonialista, a natureza humana e a moralidade. Ele usava suas experiências no mar e suas viagens para inspirar suas histórias, e muitas vezes situava seus romances em ambientes exóticos e distantes.

Conrad se inspirou para escrever "Coração das Trevas" em suas próprias experiências no rio Congo, durante sua viagem à África em 1890. Lá, ele testemunhou em primeira mão a brutalidade e a corrupção do sistema colonialista europeu e a exploração dos africanos pelas empresas comerciais europeias. O livro é considerado uma crítica à exploração colonialista e à desumanização que pode resultar do poder sem limites.

Alguns dos outros romances mais famosos de Conrad incluem "Lord Jim", "Nostromo" e "O Agente Secreto". Ele morreu em 1924, deixando para trás uma importante obra literária que continua a ser estudada e apreciada por leitores em todo o mundo.

Livro Lorde Jim

Livro Nostromo

Livro O Agente Secreto


A INSPIRAÇÃO PARA APOCALYPSE NOW

Sim, isso mesmo! O filme "Apocalypse Now" de 1979, dirigido por Francis Ford Coppola, foi inspirado no livro "Coração das Trevas" de Joseph Conrad. 

Embora a história do filme seja ambientada durante a Guerra do Vietnã, ele compartilha muitos dos temas e elementos do livro de Conrad, incluindo a busca por um misterioso comerciante chamado Kurtz, a exploração colonialista e a natureza humana.

Filme Apocalypse Now


O roteiro do filme foi escrito por John Milius e Coppola, e foi bastante adaptado do livro original para a tela, com mudanças na ambientação, nos personagens e nos eventos.

 O filme foi um sucesso de crítica e público e é considerado um dos clássicos do cinema moderno.

 A adaptação de Coppola é amplamente considerada uma obra-prima e um tributo ao livro de Conrad.


Francis Ford Coppola (de barba e boné no set do filme)

Seria impossível não citar o elenco do filme "Apocalypse Now" de Francis Ford Coppola que era no mínimo poderoso bastante impressionante, com alguns dos principais nomes do cinema da época. Abaixo está uma lista de alguns dos atores e os personagens que eles interpretaram:

Martin Sheen como Capitão Benjamin Willard(aqui fazendo o papel de Charles Marlow

Martin Sheen no filme Apocalypse Now

Marlon Brando como Coronel Walter E. Kurtz

Marlon Brandon no filme Apocalypse Now



Robert Duvall como Tenente-coronel Bill Kilgore

Robert Duvall no filme Apocalypse Now

Frederic Forrest como Chefe de Máquinas Jay "Chef" Hicks

Frederic Forrest no filme Apocalypse Now

Laurence Fishburne como "Mr. Clean"

Laurence Fishburne no filme Apocalypse Now

Dennis Hopper como Jornalista

Dennis Hopper no filme Apocalypse Now


Harrison Ford como Coronel Lucas

Harrison Ford no filme Apocalypse Now


Esses são apenas alguns dos principais membros do elenco do filme. "Apocalypse Now" é conhecido por ter um grande número de papéis coadjuvantes e de apoio, muitos dos quais são interpretados por atores talentosos e reconhecidos.

 

AS POLÊMICAS DO FILME

Sim, as filmagens de Apocalypse Now foram marcadas por uma série de problemas que tornaram a produção extremamente difícil

O diretor Francis Ford Coppola e sua equipe enfrentaram desafios consideráveis, incluindo condições climáticas extremas, atrasos no cronograma, problemas de orçamento e vários outros obstáculos.

Algumas das questões que ocorreram durante as filmagens incluem:

O ator principal Martin Sheen sofreu um ataque cardíaco durante as filmagens e precisou ser hospitalizado.

Vários membros da equipe de produção foram infectados com malária, incluindo Coppola e sua esposa.

Uma tempestade tropical destruiu grande parte do cenário do filme, fazendo com que a produção tivesse que ser interrompida temporariamente.

A produção foi bastante dispendiosa, e o orçamento do filme aumentou significativamente durante as filmagens.

Houve tensão e conflitos entre membros da equipe, incluindo Coppola e o ator Marlon Brando, que se recusou a aprender suas falas e acabou chegando ao set acima do peso e com o cabelo raspado.

Apesar de todos esses desafios, o filme foi concluído e acabou se tornando um clássico do cinema, com uma abordagem sombria e arrojada sobre a guerra do Vietnã assim como o livro ''Coração das Trevas'' ambos clássicos indispensáveis.

Um Estudo em Vermelho - Autor Arthur Connan Doyle - Editora FTD - 192 páginas



Fala pessoal! Tudo bem com vocês?
Minha mãe sabendo do meu gosto por leitura, em um dia raro ,resolveu me presentear com esse livro 'Um Estudo em Vermelho'' de Connan Doyle. Todo ano ela me presenteava com algum livro, todos com temas ligados a religião, até que um dia ganhei esse.

Ele(o livro) ficou na fila de espera para ser lido juntamente com outras dezenas deles, e ficou ali por aproximadamente cinco anos escondido em meio tantos outros, mas tardiamente em 2022 ao dar uma ''fuçada'' nos livros perdidos e não lidos, ele estava lá ,ainda lacrado com o seu plástico brilhante e se destacou em meio aos seus companheiros  pedindo para ser libertado e devorado, e foi.

Que arrependimento de não ter lido antes este ''Um Estudo em Vermelho''. Esse livro é além de ótimo, ele é icônico e um marco, pois é o primeiro livro escrito por Arthur Connan Doyle, e também a primeira aparição do mundialmente famoso Sherlock Holmes em seu primeiro caso de assassinato.
É uma história contada do ponto de vista do seu fiel amigo e médico aposentado Jonh H. Watson que acabara de retornar desgastado da guerra e que apenas queria paz e sossego na úmida e suja Londres .
Esse livro nos revela como esses inseparáveis amigos se conheceram ,quase que por acaso e culminando em uma das ou a mais conhecida parceria de toda obra literária, televisiva e cinematográfica de todos os tempos. Quem nunca ouviu mencionar o nome de Sherlock Holmes e o caro Watson?

Como dito ''Um Estudo em Vermelho" é o livro que apresentou ao mundo o lendário detetive Sherlock Holmes e seu fiel parceiro, Dr. Watson. Com uma narrativa envolvente e cheia de mistério

O livro começa com o Dr. John Watson, um médico aposentado do exército britânico, procurando um lugar para morar em Londres. Ele acaba compartilhando um apartamento com um homem muito estranho e interessante chamado Sherlock Holmes, um detetive particular que é famoso por sua habilidade em solucionar crimes.

Logo, Holmes é chamado para investigar o assassinato de um americano que foi encontrado morto em um quarto de hotel em Londres, juntamente com uma mensagem em sangue escrita na parede.

Holmes e Watson investigam o caso, juntamente com a polícia local, mas encontram poucas pistas. Mais tarde, outro americano,  é assassinado de maneira semelhante. Finalmente, Holmes descobre pistas  que podem levar ao assassino ,e os motivos que levaram a matar .

Mas as surpresas não acabam por aí: o leitor é levado a uma segunda história, que nos leva a acompanhar o passado dos personagens até culminar no trágico evento que deu início à investigação

A segunda metade do livro apresenta uma história de flashback sobre os personagens que podem ou não estarem envolvidos nos assassinatos

Principais personagens:

Sherlock Holmes - O detetive genial e excêntrico, que é o protagonista do livro.

Dr. John Watson - O narrador da história, que é o companheiro de Holmes em suas investigações.

Jefferson Hope -  um homem que busca vingança 

Enoch Drebber e Joseph Stangerson - dois imigrantes que moram em Londres 

Lucy Ferrier e John Ferrier - Os personagens da segunda parte do livro, que contam a história do passado de Jefferson Hope.

Lestrade e Gregson - Dois detetives da polícia de Londres que trabalham com Holmes na resolução do caso.


Com reviravoltas, uma escrita envolvente e um protagonista cativante, "Um Estudo em Vermelho" é um clássico da literatura policial que não pode ser deixado de lado.
 

Curiosidades:


Foi nesse livro ''um Estudo em Vermelho' que também foi a primeira aparição de ''Os Irregulares de Baker Street'' que são um grupo de jovens moradores de rua na Londres vitoriana que resolvem mistérios e crimes, muitas vezes trabalhando em conjunto com o lendário detetive Sherlock Holmes. Existem uma serie de livros publicados em 2006 focado apenas nas aventuras desses jovens errantes e também uma serie produzida em 2021 pela NetFlix com o mesmo nome ''Os Irregulares de Baker Street'' .

Os Irregulares de Baker Street

Sabiam que que também temos um livro de Sherlock Holmes escrito por um autor brasileiro? Sim, estou me referindo ao saudoso e gênio Jô Soares que em 1995 publicou o ótimo ''O Xangô de Baker Street'' que é ambientado no Rio de Janeiro em 1886 no qual o famoso Sherlock Holmes e Watson é convidado por Dom Pedro II a investigar o desaparecimento do famoso medico e escritor Castro Alves. O livro ''O Xangô de Baker Street'' também originou o filme de 2001 com o ator Joaquim de Almeida como Sherlock Holmes e Antony O'Donnell como Watson.

Livro brasileiríssimo O Xangô de Baker Street do mestre Jô Soares


Joaquim de Almeida(Sherlock) e Antony O'Donnel (Watson) em cena do filme O Xangô de Baker Street


Alguns dos atores mais conhecidos que interpretaram Sherlock Holmes e Watson foram:

Sherlock Holmes

Basil Rathbone (em uma série de filmes de 14 filmes produzidos entre 1939 e 1946).


                                       Basil Rathbone

Jeremy Brett (em uma série de TV britânica produzida pela Granada Television entre 1984 e 1994).


Jeremy Brett

Robert Downey Jr. (nos filmes "Sherlock Holmes" e "Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras", lançados em 2009 e 2011, respectivamente).

Robert Downey Jr.

Benedict Cumberbatch (em uma série de TV britânica produzida pela BBC entre 2010 e 2017).

Benedict Cumberbatch

Dr. John Watson:

Nigel Bruce (em vários filmes da série de Sherlock Holmes estrelados por Basil Rathbone).

Nigel Bruce

David Burke e Edward Hardwicke (ambos interpretaram Watson na série da Granada Television estrelada por Jeremy Brett).

       
David Burke e Edward Hardwcke


Jude Law (nos filmes de Sherlock Holmes estrelados por Robert Downey Jr.).

Jude Law

Martin Freeman (em "Sherlock", a série da BBC estrelada por Benedict Cumberbatch).

Martin Freeman


Sabiam que Arthur Connan Doyle publicou em 1912 o livro que inspirou Jurassic Park? Isso mesmo, estou me referindo ao livro ''The Lost World''  ou em português ''O Mundo Perdido'' onde acompanham uma equipe britânica em expedição ao platô na bacia amazônica onde ainda vivem animais pré-históricos.
O Mundo Perdido  - livro de Doyle que inspirou Jurassic Park

Cartaz do filme Jurassic Park 



O autor Arthur Connan Doyle (1859-1930) nasceu em Edimburgo, Escócia, em uma família de classe média, e estudou medicina na Universidade de Edimburgo, onde se formou em 1881.

Conan Doyle começou sua carreira literária escrevendo histórias de mistério e terror, mas foi com a criação do detetive Sherlock Holmes que ele alcançou o sucesso e a fama.

 A primeira história de Holmes, "Um Estudo em Vermelho", foi publicada em 1887.

Conan Doyle escreveu mais três romances e 56 contos sobre o personagem ao longo de sua carreira.

Conan Doyle também era conhecido por seu interesse em assuntos espirituais e paranormais. Ele foi um membro proeminente da Sociedade de Pesquisa Psíquica e escreveu vários livros sobre o assunto, incluindo "A História do Espiritismo" e "A Nova Revelação".


Selo  da Sociedade de Pesquisa Psíquica de Londres



                         Livro A História do Espiritismo





Livro A Nova Revelação



Conan Doyle também era um atleta e entusiasta de esportes, tendo praticado boxe, esqui, golfe e críquete.

Durante a Primeira Guerra Mundial, ele serviu como médico em um hospital militar, e seu filho morreu em ação durante a guerra.

Conan Doyle faleceu em 1930, de um ataque cardíaco, deixando um legado duradouro como um dos mais importantes escritores de ficção de mistério e crime da literatura mundial, e sua criação do detetive Sherlock Holmes continua a ser uma das mais famosas e icônicas na cultura popular.

Parte superior do formulário

 

 
Arthur Connan Doyle


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

O Filho de Rosemary - Autor Ira Levin - Editora Record- 282 páginas


Fala pessoal, tudo bem com vocês? Antes de seguirem com a leitura dessa resenha,um aviso importantíssimo, esse livro "O Filho de Rosemary" é uma continuação direta do livro "O Bebê de Rosemary "do mesmo autor Ira Levin,o que significa,se você ainda não leu ou assitiu o "Bebê de Rosemary " recomendo ler ao menos a resenha anterior,ou assistir o filme ou ainda se tiver um tempinho e sem pressa ler o livro ,pois a resenha abaixo estara  repleta de spoiler de o "Bebe de Rosemary", inclusive o final do livro anterior.

De qualquer forma, abaixo está o link da resenha do livro "O Bebê de Rosemary "que antecede a esse "O Filho de Rosemary " e você decidirá como dará a sequência depois,combinado? 








Clique aqui para a resenha de "O Bebê de Rosemary "

https://sobreoslivrosqueeuli.blogspot.com/2023/02/o-bebe-de-rosemary-autor-ira-levin.html?m=1


⚠️ALERTA DE SPOILER DE O BEBÊ DE ROSEMARY ⚠️

Alguém se recorda como "O Bebê de Rosemary" terminou?Sim Rosemary deu a luz ao filho do dito cujo, ao tinhoso ao filho do proprio diabo no ano de 1968.

Todos aqueles vizinhos suspeitos( aposentados idosos, médicos ,policiais e artistas) do edifício Branford faziam parte de uma seita satânica com o intuito de trazer a vida o próprio anticristo na Terra. A trama diabólico consistiu em invocar o cabeça de bode e realizar o proprio coito com a jovem e indefesa Rosemary Woodyhouse e ainda com o auxilio sórdido do próprio marido Guy Woodyhouse que ofereceu a própria esposa como receptáculo do filho do diabo em troca de sucesso na carreira de ator. 

Mas quando o filho do diabo nasceu em meio a rituais e palavras de adoração tanto a mamãe quanto ao diabo,ao primeiro momento Rosemary tinha a pretensao de pegar a criança de seu berço preto adornado em prata e se jogar da janela do edifício com o bebê, mas o instinto de mãe de Rosemary aflorou mesmo com todo o ambiente pesadissimo e satânico .

Mesmo o seu bebê de cabelos ruivos ,pele clara com olhos amarelos sem iris,pequenos chifres,pequenas garras transparentes nas mãozinhas e um rabo,passado o inicial espanto e horror inicial ela o acolhe, pegando no colo e o abraça com pensamento que se ele é filho do diabo ele tambem é metade humano vindo de minha parte,então pensou ela  " tem que existir bondade nele também " e deu o nome ao seu filho e ao do diabo de Andrew Jonh Woodhouse.

Resenha "O Filho de Rosemary"

Nova York ,Rosemary abre  olhos depois de muito tempo em coma,enfermeiras em polvorosa e médicos correm até o seu quarto leito.

 Suas primeiras pavavras são "Meu filho"..."Meu filho Andy".

O medico tenta acalma-la antes de qualquer tipo de dialogo devido ao tempo desacordada e ao corpo esqualido e fraco,mas devido a grande insistência de Rosemary de ao menos responder em qual mês eles estavam, o medico então a notifica que no mês de novembro.

Rosemary se desespera ao saber que sua ultima lembrança era do més de maio  no qual seu filho Andy com 7 anos brincava na sala e tambem se recordava dos cânticos satanicos de seus vizinhos ao lado.

Seis meses sem o meu filho ...pensara...Onde levaram meu filho?...Sabendo de quem Andy é filho(o diabo),eles(a seita) venceram em seu objetivo de criar o anticristo.

Talvez eles tenham descoberto meu plano de leva-lo embora para longe desse plano diabólico  e  por isso me enfeitiçaram com magia negra e levaram o meu filho- refletia

Rosemary então nota sua pele mais fina em enrugada e pergunta ao médico em qual ano estão, a resposta foi 1999.

Haviam passados 27 anos e não apenas seis meses desde que Rosemary entrou  coma em uma casa de repouso especilizada e longas durações. 

27 anos sem o filho do diabo!

Rosemary reencontra o seu filho,mas o que ocorreu durante todos esses anos?Quem o criou?Ele ainda é o mesmo de 27 anos atrás?Sendo Andy o filho do diabo o que ele fez ou fizeram com ele durante 27 anos?

 Em meio a tantos mistérios entre Rosemary e Andy se desenrola uma luta paralela entre o bem o mal com consequências catastróficas nao apenas para Rosemary e seu filho mas para toda a humanidade. 

Será que o filho de Rosemary e do diabo assumirá o papel de anticristo e destruirá parte da humanidade?

E o pai( o diabo)de Andy será que dará as caras e se apresentará ao seu filho e a Rosemary?

Enfim, todas essas respostas vocês terão ao ler o livro  o "Filho de Rosemary "que dará desfecho na história que se iniciou em 1968.

Nesse livro Ira Levin nos da um senso de urgência, diferentemente do livro anterior"O Bebê de Rosemary "que era mais cadenciado no clima pesado e com o acertassímo poder da sugestão,  aqui nessa continuação o ritmo agil junto ao suspense e a tensão ditam o tom como um roteiro de blockbuster para cinema.

Mais explícito, mais moderno e mais agil ,porém não menos assustador, esse livro,desde que se conheca e se lembre da historia anterior (O Bebê de Rosemary) é para ser devorado rapidamente como um se estivesse assistindo a um bom filme,mas ainda assim prefiro ao clássico absoluto "O Bebê de Rosemary ".


Boa leitura!