domingo, 13 de junho de 2021

Do Bestial ao Genial - Autores Paulo Buchsbaum & André Buchsbaum - 294 páginas - Editora Edioro



Fala pessoal! Tudo bem com vocês? Estão todos se cuidando? Seus amigos e familiares estão cuidando uns dos outros?

Torço imensamente que sim, pois estamos vivendo, quero dizer sobrevivendo em uma época cheia de obscurantismo, no qual a idiotice e a boçalidade foi acondicionada em um pedestal de ouro (vide o abjeto na presidência).

Pois, não é de hoje, que somos representados politicamente por hora políticos boçais, hora políticos corruptos em uma ciranda sem fim de descaso com o povo, e isso me fez relembrar de um livro adquirido a muito tempo por mim lá em 2006,mas foi muito antes dessa data que me interesso por política e políticos e nesse pacote para entender o Brasil no qual vivemos hoje, se faz necessário estudar e pesquisar sobre esses seres chamados políticos: o que já fizeram de bom e de ruim(o que é a maioria das vezes),seus projetos, seus pensamentos e ideais, enfim tentar destrinchar o que esse seres são,  e o mais importante o que serão de fato após eleitos.

E em terras tupiniquins, muitos desses políticos, intelectuais ou desprovidos de inteligência, são marcados até o final de suas vidas pelas frases que já proferiram de seus ‘’honestos’’ lábios em algum meio de comunicação seja radio, programas de tv, jornais, revistas ou outros. Frases que ficaram incrustadas no bálsamo da política nacional, tão marcantes quanto qualquer projeto ou emenda de algum politico. Duvidam? Agora me respondam com sinceridade. Vocês se lembram de alguma emenda ou projeto aprovado pelo Maluf? E se reformular a pergunta para:

 Vocês se lembram de alguma frase marcante do Maluf? Aposto que sim. Mas se quiser posso buscar apenas uma frase dele encontrada nessa coletânea de frases da política nesse livro Do Bestial ao Genial de Paulo Buchsbaum e André Buchsbaum....

Apenas um adentro, o livro contempla apenas as frases e citações, as ilustrações foi por minha conta e risco apenas para dar uma ênfase a mais na frase.

Ah sobre o Maluf? Segue uma clássica, e essa é das frases bestiais de Mafuf na campanha à prefeitura de São Paulo no qual estávamos vivendo uma onda de estupros seguidos de feminícidio no estado de São Paulo.


Com certeza vocês não acharam essa frase genial como eu, mas apenas desse senhor, há inúmeras outras tão clássicas e absurdas que beiram a quase uma piada se não fosse o contexto seríssimo na quais são proferidas.

Ou uma do boçal do momento em uma ríspida discussão sobre estupro com a também política Maria do Rosário na frente das câmeras.




E essa REVOLTANTE frase racista de Eliseu Padilha comparando Pelé a asfalto. Merecia CADEIA.E merecia um desse tamanho que ele mesmo mostra na foto abaixo.



E os políticos estrangeiros também não escaparam das frases perolas e bestiais como o doente do George W.Bush,veja o que disse sobre quando ele conheceu Fernando Collor de Mello.




E que tal já emendar uma do Collor também? Essa curta e educada frase de Collor ao ‘’responder’’ a repórter da Veja quando perguntado se eleito presidente novamente se mexeria com a poupança novamente(Veja de 24/06/98)



Mas como disse os autores, ’’Algumas frases que entram no campo da imbecilidade (alô políticos do Brasil vocês são campeões nisso) e se tornam asneira capaz alegrar rodas de boteco(Paulo Buchsbaum e André Buchsbaum) ‘’ e completo, ou também se indignar com tais frases e contínua o autor ...’’mas há frases que inspiram os homens e causam inveja’’(Paulo Buchsbaum e André Buchsbaum)

E é pela inspiração, que também no livro há frases geniais de poetas, religiosos, artistas em geral, ativistas entre tantos outros para contrabalancear com a imbecilidade de tantos acéfalos (sentido pejorativo por favor) nos dando com o que pensar de verdade e vislumbrar de alguma forma algo bom a se apegar, lutar e acreditar.

Leia essa famosa de Albert Einstein sobre preconceito que também há nesse livro, e que ela, infelizmente tão atual e triste refletindo em um espelho trincado o que vivemos hoje.


Ainda há de concordarmos com Einsten, que sim, é mais fácil quebrar, fundir, fazer o que bem entender com o átomo do que destruir o preconceito enraizado e ainda tão latente.

E essa frase do escritor Italiano Vittorio Buttafava sobre submissão, atualíssima ainda hoje e com poucas perspectivas de mudanças se  não nos unirmos de uma vez por todas.



Cadê você Buttafava? Onde quer que plano você esteja nos ajude? Pois ainda somos explorados e os maus estão vencendo. Precisamos de milhares de Buttfavas com os mesmos pensamentos para sairmos e tombar de vez a pirâmide da estratificação social.

E para fechar e quebrar tudo que tal essa do sociólogo e economista alemão Max Webber? Segue na dica desse alemão aí.


E confesso para vocês, que ao coletar algumas frases aleatórias nesse livro para escrever aqui no blog, não importava a página, o autor ou o ano em que ela foi escrita, gravada ou proferida, elas ainda continuam atuais e a ecoar no aqui e agora de nossas vidas em pleno ano de 2021 do século 21.O que é triste de se constatar apesar de ter um teor ''divertido’’ e de deboche no livro. A maioria das frases imbecis são racistas, machistas, homofóbicas tratando o povo com um total desprezo.

E as frases inspiradoras, algumas escritas a séculos que buscam justiças sociais, condições igualitárias para todos ,e pasmem, passados  dezenas e até centenas de anos depois, ainda lutamos pelo básico, pela igualdade e dignidade de apenas ter uma vida no qual não nos destrua como seres humanos, pois hoje em dia nem nossas almas estão nos poupando mais.

 Não se esqueçam de me seguir aqui no blog. 

Mas vamos resistir,

Abraços e até a próxima pessoal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário