Seguidores

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

O Labirinto das Emoções - Autor César Lourenço - Editora Caravana - 262 páginas

Era  o último sábado de dezembro de 2022 antes do Natal , decidi dar uma volta pelo centro da cidade de Sorocaba e na praça  da cidade avistei ao longe uma grande tenda com pessoas em torno de grandes mesas no qual havia centenas de livros dispostos uns sobre os outros: era uma feira de livros .

A feira de livros na praça central de Sorocaba, era exclusivamente para autores de locais de Sorocaba e região apresentarem, divulgarem e venderem suas obras cara a cara com o público, nessa altura como um bom apreciador de livros já circulava entre as mesas com os livros e dialogava com os autores  sobre suas obras e a importância desse tipo de iniciativa em divulga-los. Livros escolhidos e quando já estava  me despedindo ,o autor de um dos livros que eu comprei, me freou e disse

 "Marcelão espera um pouquinho antes de ir" e chamou alguém do lado oposto de onde estávamos

"Ei César, venha aqui apresentar seu livro para uma pessoa ".

Era Cesar Lourenço, o autor do livro ''O Labirinto das Emoções'', no qual ele veio me apresentar a sua obra se apresentando e já com me perguntando.

''Você gosta do tema sobre vida após a morte, EQM (experiência de quase morte e suspense policial sherlockiano?''

Respondi que sim, vida após a morte, EQM entre outros era uns dos meus temas favoritos, e ele continuou.

''Você assistiu Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças?''

Sim, com Jim Carrey certo? - respondi.

''Isso, esse é o meu filme favorito'' - respondeu César

''E é o melhor filme e atuação dele'' - respondemos os dois ao mesmo tempo.

''Meu livro se inspirou muito nesse filme'' - disse o autor

É claro, que depois de uma bate papo agradável com o autor e ter me chamado atenção o enredo e o tema, comprei ''O Labirinto das Emoções'' do Cesar Lourenço.

E sobre a referência direta citado pelo próprio autor, eu vou  além nas referências que fisguei ao finalizar esse belo livro. Além de do filme ''Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças'' ,também temos grandes pitadas salpicadas durante a trama de ''Amor Além da Vida'' com o saudoso Robin Wiliams , ''Alice no País das Maravilhas'' e claro o suspense policial a lá Sherlock Holmes.


Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Cena do filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças



Filme Amor Além da Vida


Cenas Amor Além da Vida

A primeira impressão ao ler todas essas referências que  citei, pode parecer meio confuso, mas  tudo se encaixa harmoniosamente durante a  estória do atentado ao personagem principal  Mateus (não se preocupe isso e após nada é ou será spoiler ).

Na grande São Paulo em suas centenas de ruas  perigosas, Mateus sofre um atentado, recebendo um tiro na cabeça, no qual os matadores dispostos em uma moto nada levaram apenas tentaram eliminar uma homem trabalhador comum sem aparentemente sem motivo algum.

A partir desse ponto de partida trágica, a trama se bifurca entre a luta entre a vida e a morte de Mateus,  em coma em estado gravíssimo, no qual o seu subconsciente enquanto  o leva para uma mundo fora da nossa realidade e o mundo real aqui ''fora'' no qual segue a investigação sobre o atentado a vida de Mateus.


No mundo do subconsciente de Mateus no qual ele foi transportado, nos é apresentado como algo fantástico, com animais falantes e seres pitorescos, cenários tão coloridos como as pinturas de Salvador Dali. Nesse mundo de cores vivas ele terá como guia , uma bela mulher chamada Mariana que o levara a um labirinto de emoções ,no qual como um filme de sua vida ele revivera momentos marcantes de sua breve estadia na terra ,momentos de sua infância, adolescência e da vida adulta de seus aproximadamente 30 anos, momentos felizes, momentos tristes, pessoas que ele já amou que se foram. Alguns momentos serão prazerosos outros serão como agulhas que lhe atingirão o seu coração, o que explicará algumas situações em sua vida que não sabia realmente a verdade.


Enquanto aqui ''fora'' no mundo real a investigação sobre o mistério do atentado a vida de Mateus , a responsabilidade ficará com Departamento de Homicídios e com a incumbência do caso estão o Delegado Silva, o investigador Silva e a investigadora Daniele, junto os três embarcam em uma corrida em busca de pistas sobre esse misterioso atentado.

Quem são os suspeitos? Seria algumas das visitas que Mateus recebeu no hospital? De seus amigos? De pessoas que não tinham intimidade e mesmo assim foram visita-los? De seu chefe? O fato de trabalhar para uma das maiores empresas executivas do país a HSM Corporations lhe implicaria em algo? Ou apenas foi um assalto mau sucedido no qual os ladroes se desesperaram e atiraram na vitima?

Garanto que todos podem ser suspeitos e ao mesmo tempo nada será o que parecerá ao final dessa leitura.

E no mundo extra físico no qual esta Mateus durante o coma? Há um objetivo dessa sua jornada intimista e fantástica? E quem é a sua guia de nome Mariana? Mateus sobrevivera ao coma ?E se acordar ele deixara o mundo fantástico? Ele se lembrara desse mundo e sua jornada  e isso o ajudara de alguma forma aqui ''fora''? E se Mateus morrer, o mundo magico de Salvador Dali sumira, tudo desaparecera com sua morte, inclusive Mariana?

As respostas sobre o mundo fantástico no qual Mateus esta ''preso'' e o desfecho sobre a investigação sobre o atentado a sua vida, é contada em duas historias  em paralelos em capítulos curtos que quando você menos espera, chegara ao fim desses mistérios em 262 páginas rapidamente e saberá finalmente o que aconteceu com Mateus, sua guia Mariana e tudo será amarrado e elucidado.


Livro e autor nacional de excelente qualidade e daria um ótimo filme ou serie ao lado de suas referencias já citadas.


Valorizem nossos novos autores nacionais, que não devem nada aos badalados escritores internacionais.



   Recomendo!






quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Dossiê Ditadura Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasi - IEV (Instituto de Estudos sobre a violência do Estado - Imprensa Oficial - 772 páginas - Alvino Ferreira Felipe



Antes de iniciar essa resenha, que será um especial no qual dedico a todas as vitimas da ditadura ocorrida no Brasil, quero deixar bem claro para algumas pessoas que:

  - não acreditam que ocorreu de fato uma ditadura militar que vitimou pessoas no Brasil;

 - simpatiza com a ditadura ocorrida no Brasil;

 - simpatiza com torturadores como o miliciano estupido o fez e o faz;

 - pede intervenção militar colocando em risco a democracia no Brasil ,tal democracia conquistada com  custo de vidas;

 - ficam ou ficaram na frente dos quarteis nesse ano de 2022/2023 incentivando barbáries  alegando direitos de liberdade em se manifestar contra a democracia;

 - que simpatizam com movimentos fascistas e\ou neonazistas que saíram do esgoto desde 2018 com eleição da cadelinha de Baal;

 - que apoia todas as barbaridades que o miliciano faz ou fala;

 - que apoiaram ou e ainda apoiam o ocorrido no dia 08 de janeiro de 2023.


VOCÊ NÃO É BEM VINDO AQUI!


Nesse livro DOSSIÊ DITATURA MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS NO BRASIL 1964 -1985 serei sucinto  e direto como uma flechada no peito. Será quase uma transferência direta e integral das páginas desse livro para esse blog sem muita interferência de minhas palavras escritas aqui.

Nesse livro contarei a breve historia de vida de pessoas que foram assassinadas nesse período obscuro do Brasil.

 A cada post uma lembrança, uma homenagem a cada pessoa, um sempre alerta e uma sempre denúncia contra aqueles que macularam pessoas destruindo psicológicos que sumiram com corpos e identidades.

Não é fácil relembrar, mas também nunca deverá ser esquecido, dos que foram mortos e de quem as matou.


                                      ALVINO FERREIRA FELIPE

                         Transcrito DOSSIÊ DITATURA MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS NO BRASIL 1964 -1985 -pág. 58

Nasceu em 27 de dezembro de 1927 em Ferros  (MG) ,filho de Antônio Felipe e Maria Ferreira.

Segundo O Caderno Oficial sobre o Massacre de Ipatinga, de 7 de outubro de 2003,anexado ao caso na CEMDP:

Um funcionário da Usiminas reconheceu o corpo do operário e avisou a família corpo de Alvino Ferreira Felipe foi levado pra a família no final da tarde do dia 7 de outubro e enterrado na manha do outro dia, no cemitério de Barra Alegra.

Segundo a viúva de Alvino. Maria Dias Martins, na manha daquele dia o marido caminhava para  a Acesita, onde faria uma pericia medica para renovar o afastamento do trabalho. meses antes um caminhão que transportava operários da Usiminas  passou sobre os dos pés de Alvino.

Ao chegar as imediações do conflito foi atingido por uma bala na cabeça e morreu antes de ser socorrido. O corpo foi levado para o escritório central da Usiminas e depois encaminhado a família.

Na CEMDP, seu caso (130/04) teve como relator Belisário dos Santos Junior e foi aprovado por unanimidade.



Dossiê Ditadura Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil - IEV (Instituto de Estudos sobre a Violência do Estado - Imprensa Oficial - 772 páginas - João Alfredo Dias (Nego Fubá )

 


Antes de iniciar essa resenha, que será um especial no qual dedico a todas as vitimas da ditadura ocorrida no Brasil, quero deixar bem claro para algumas pessoas que:

  - não acreditam que ocorreu de fato uma ditadura militar que vitimou pessoas no Brasil;

 - simpatiza com a ditadura ocorrida no Brasil;

 - simpatiza com torturadores como o miliciano estupido o fez e o faz;

 - pede intervenção militar colocando em risco a democracia no Brasil ,tal democracia conquistada com  custo de vidas;

 - ficam ou ficaram na frente dos quarteis nesse ano de 2022/2023 incentivando barbáries  alegando direitos de liberdade em se manifestar contra a democracia;

 - que simpatizam com movimentos fascistas e\ou neonazistas que saíram do esgoto desde 2018 com eleição da cadelinha de Baal;

 - que apoia todas as barbaridades que o miliciano faz ou fala;

 - que apoiaram ou e ainda apoiam o ocorrido no dia 08 de janeiro de 2023.


VOCÊ NÃO É BEM VINDO AQUI!


Nesse livro DOSSIÊ DITATURA MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS NO BRASIL 1964 -1985 serei sucinto  e direto como uma flechada no peito. Será quase uma transferência direta e integral das páginas desse livro para esse blog sem muita interferência de minhas palavras escritas aqui.

Nesse livro contarei a breve historia de vida de pessoas que foram assassinadas nesse período obscuro do Brasil.

 A cada post uma lembrança, uma homenagem a cada pessoa, um sempre alerta e uma sempre denúncia contra aqueles que macularam pessoas destruindo psicológicos que sumiram com corpos e identidades.

Não é fácil relembrar, mas também nunca deverá ser esquecido, dos que foram mortos e de quem as matou.


                              JOÃO ALFREDO DIAS (NEGO FUBÁ)

                         Transcrito DOSSIÊ DITATURA MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS NO BRASIL 1964 -1985 -pág. 86




Nasceu em 23 de junho de 1932  em Sapé  (PB) ,filho de Alfredo Ulisses Gonçalo e Amélia Gonçalo Dias.

Desaparecido em 7 de setembro de 1964.Era militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Sapateiro e camponês foi dos organizadores da Liga Camponesa de Sapé. Antes de 1964,esteve varias vezes preso, por seu trabalho de organização de camponeses. Nas eleições municipais de 1963 foi eleito vereador de Sapé, com mais de 3 mil votos, tendo sido um dos mais votados naquele pleito.

Logo após o golpe, Joao Alfredo Dias foi preso no 15 Regimento de Infantaria do Exército, em Joao Pessoa (PB).Foi torturado e la ficou detido até setembro de 1964.