Quais as razões que me levaram a comprar a biografia do Casão? Particularmente foram varias:Casagrande foi um grande porta-voz das questões políticas no Brasil na época que a policia, exército e o governo desciam o cacete e matavam em tempos da ditadura;Casagrande andou pesquisando sobre algo que eu já li e possuo o livro o que fez piorar o seu estado devido a essas pesquisas;a sua guerra travada com as drogas;a criação da Democracia Corintiana e o gosto pelo futebol,apesar da supervalorização dos jogadores atuais foram um dos motivos.
Mas Marcelo Fromer faleceu com apenas 39 anos vítima de um atropelamento na noite de 11 de junho de 2001 em São Paulo capital.Casagrande havia perdido um grande amigo e a ideia de um livro foi engavetada.
Amigo e musico,Marcelo Fromer faleceu em 2001 |
Uma pessoa midiática como Casagrande se expondo e despindo das vestes de pudores e correndo o sério risco de danificar a sua imagem publica de tal forma que poderia ser muito difícil ser consertada,é algo digno de no minimo conhecer a sua historia nessa biografia.
E essa exposição foi realmente nua,crua e cruel,inclusive Casagrande e Gilvan muitas vezes divergiam sobre fatos que Casão ficava na duvida se explanaria isso para o publico ou não,mas Casagrande decidiu que não esconderia nada e que tudo seria exposto e assim foi publicado a sua biografia.
Walter Casagrande Junior e Gilvan Ribeiro |
Demônios literalmente mesmo,e não a toa o titulo "Casagrande e seus demônios".
O começo do livro não alivia e mostra a que veio como um soco no estomago logo nos primeiros capítulos da biografia de Casagrande.
No auge da dependência,Casagrande já não é mais dono de sua própria vida,ela agora é refém das drogas e dos demônios que surgiam em seu apartamento para atormentar a sua mente.
Casagrande é um homem culto e estudioso e decidiu estudar os 72 demônios aprisionados por Salomão,essas pesquisas foram realizadas por Casagrande em uma fase de sua vida muito conturbada devido as altas doses de drogas de todos os tipos.Mente fraca e frágil e uma literatura forte como o Livro de Salomão foi a porta de entrada para que os demônios penetrassem na sua mente debilitada e se apossassem de seu apartamento como citado no trecho de sua biografia abaixo.
A Chave de Salomão foi a resenha do post anterior |
“Eu tinha visões horríveis, tudo parecia muito real, via demônios pelo apartamento inteiro. Eram maiores do que eu, com dois ou três metros de altura. Isso durou um mês, sei lá, um mês e meio, eu entrei em surto psicótico pelo uso exagerado de drogas e privação de sono. Eram sensações mesmo, sensações, ver vultos ou olhar pro sofá da sala e ver o sofá num formato que tinha que ter um formato ali, alguma coisa tava sentada ali, sabe. A parte que você senta afundada, marcas no braço do sofá”.
Casagrande sempre foi um transgressor desde a adolescência .Rebelde,fumava cigarros,escutava rock pesado e dava uns tapas em um baseadinho.
Casagrande:o jovem transgressor que entraria para a história |
Casagrande:engajado e democrático |
Casagrande também foi um dos fundadores do PT (partido dos trabalhadores),foi participante ferrenho das diretas já na década de 80 e utilizou de sua imagem para influenciar as pessoas.
Casão e Sócrates em palanque pedindo "Diretas já " |
Casagrande e sua 1º esposa Monica que era jogadora de vôlei do timão |
Casagrande e Gilvan Ribeiro não pouparam nem os doping,pratica comum na época no futebol europeu em que Casagrande e outros jogadores eram obrigados de se utilizar de substancias proibidas para melhorar os rendimentos dentro dos campos europeus .
Futebol europeu:doping era comum e obrigado |
O apoio da Globo com o aval irrestrito de Galvão que considera Casão uma das pessoas mais honestas que ele conheceu |
A internação aprovada pelo seu filho mais velho Victor Hugo sem o consentimento do pai,se deu após um grave acidente de carro em que Casagrande quase perdeu a vida.
O filho mais velho de Casagrande Victor Hugo teve que tomar uma difícil decisão,mas que salvou o pai das drogas |
Carro de Casagrande após o acidente |
Casagrande socorrido após acidente:poderia ser o fim mas era o recomeço. |
Quatro paradas cardíacas, álcool,maconha, cocaína, heroína, demônios a internação forçada e a coragem de expor isso a todos.
Mas também a espaço para as arruaças e brincadeiras de Casão durante a sua trajetória,com varias fotos,os capítulos são envolventes e não seguem uma cronologia linear,indo e voltando no tempo conforme a necessidade que as lembranças do protagonista são requeridas para amarrar a história.
Recomendado a todos os tipos de leitores,seja eles esportistas ou não,corintianos ou não,a história do protagonista aqui não é sobre o corintiano ou o esportista Casagrande,mas sobre o ser humano Walter Casagrande Junior.
Entrevista do Casagrande no Faustão:
sem medo e de cara limpa na Globo
Casagrande e Sócrates:eternos |
https://especiais.magazineluiza.com.br/magazinevoce/livros/?showcase=magazinemarceluuu
Esse livro "Casagrande e seus Demônios"esta em minha prateleira.
Marcelo de Barros Ferreira
Ah !Estava me esquecendo,um outro motivo por eu ter comprado esse livro:sou corintiano desde que nasci.Todo torcedor diz isso -você esta pensando.Mas corintiano realmente nasce corintiano,não se aprende a gostar com o tempo,não muda de time durante a fase de puerícia.Ele nasce Corinthians e ponto,como eu nasci gerado no ventre palmeirense de minha mãe,assim como o meu pai também palmeirense.E dessa união de dois palmeirense nasceu um corintiano."Pode isso Arnaldo?" - como diria Galvão Bueno.Pode - porque
"AQUI É CORINTHIANS " Já dizia eu no ventre palmeirense da minha mãe .
Não se esqueçam de me seguir aqui no blog.
Abraços!
Saudações Corinthianas aos meus amigos do Face:
Ednilson Ribeiro;Salathiel de Souza;Rodrigo Mariano;Rogério Oliveira;Fabio Bolonha;Marcelo Miranda;Claudemir Menezes (Kaka);Carlos Nicolas Telles (Carlão);Daniel Miranda;Cristiano Apolinario (kbç);Josival França;Juliana Aparecida;entre tantos outros.
Caramba, não sabia dessa história dele ter lido a Chave Menor de Salomão, que sem dúvidas é um assunto muito psicológico.
ResponderExcluirO livro entra em mais detalhes sobre esse momento que ele passou?
Fala fera !Tudo bem com você?
ExcluirDesculpe pela demora , estava ausente e estou retornando.
Ele nao se aprofunda tanto no tema mas dispõe de algumas paginas sobre o assunto ,e o titulo do livro com as denominações de ''Seus Demônios'' é uma ligação direta com os estudos que Casagrande estava realizando com a Goétia de Salomão,como ele estava em um momento de grande fragilidade mental devido ao uso excessivo de drogas o que ele estudou na Goétia acabou lhe afetando a ponto de ver demônios em sua casa conforme ele descreve.
Aqui no blog tem uma resenha de um livro sobre os segredos de Salomão,caso ainda nao tenha lido,da um verificada ,bem interessante.
Grande Abraço super atrasado!