Seguidores

domingo, 30 de março de 2025

Devoradores de Mortos- autor Michael Crichton - Editora Brochuras 197 páginas


Apoiadores do golpismo e do miliciano que acreditam ainda hoje que a ditadura Militar foi algo bom, vocês são  contra a cultura e educação .então,vocês não sao bem vindos aqui. 

SUMAM!

Caso queira pular a pequena introdução, role para baixo até RESENHA. 

 Quando assisti no cinema o primeiro Jurassic Park em 1992 de Steven Spielberg, fiquei impressionado com o filme e história e fui pesquisar que o filme foi inspirado no livro Jurassic Park de Michael Crichton e dois anos depois em 1994 fui atrás de alguns livros do autor e o primeiro livro que comprei de Michael Crichton foi o interessante terror histórico Devoradores de Mortos.


Livro Jurassic Park de Michel Michael Crichton 
 
RESENHA
Devoradores de Mortos – Michael Crichton

Imagine uma história que mistura fatos históricos do século X com uma narrativa tão envolvente que parece saltar das páginas direto para sua imaginação. Foi exatamente essa a sensação que tive ao ler Devoradores de Mortos — uma mistura de angústia, curiosidade e aquela vontade de não largar o livro até descobrir o que estava prestes a acontecer com os personagens.

Michael Crichton, o mesmo gênio por trás de Jurassic Park, mostra aqui mais uma vez por que pode ser considerado um mestre da ficção, do suspense e da aventura.

O que mais me chamou atenção nesse livro foi a proposta ousada: Crichton se baseia em supostos manuscritos reais do ano 922 d.C., escritos pelo árabe Ahmad ibn Fadlan, que teria vivido entre os vikings durante uma missão diplomática. A partir desses relatos, o autor reconstrói — com uma pegada ficcional envolvente — a jornada desse estrangeiro em um mundo brutal, desconhecido e cheio de perigos.

O protagonista, Ibn Fadlan, é um homem culto, racional, observador, e acaba sendo arrastado para uma missão mortal ao lado de um grupo de guerreiros vikings. O objetivo: enfrentar uma ameaça misteriosa e assustadora que desce das montanhas à noite para matar e arrastar corpos... os chamados “devoradores de mortos”.

A forma como os vikings são retratados é um espetáculo à parte. Crichton (ou melhor, Ibn Fadlan) descreve com riqueza de detalhes seus costumes, vestimentas, armas, rituais, treinamentos e a coragem quase suicida desses guerreiros. O destaque vai para Buliwyf, o líder viking — uma figura imponente, que parece saído diretamente de uma lenda. A dinâmica entre os personagens é carregada de tensão, respeito e choque cultural, o que só aumenta a imersão.

Mesmo relutante, Ibn Fadlan acaba participando das batalhas — e é justamente por seus olhos que vemos o medo surgir entre os vikings quando os tais devoradores de mortos começam a atacar. Criaturas misteriosas, que surgem do alto das montanhas apenas para matar e desaparecer com os corpos dos caídos... Quem (ou o que) seriam esses seres que até os mais corajosos temem?

Crichton brinca com a linha tênue entre realidade e mito. Estariam eles enfrentando bestas lendárias? Humanos primitivos? Fantasmas? Ou algo ainda mais sinistro?

Com apenas 197 páginas, Devoradores de Mortos é um livro de tiro curto, mas que entrega uma carga intensa de aventura, sangue, tensão e mistério. É o tipo de leitura que você começa e só para quando termina — no meu caso, em uma única tarde.

Se você gosta de tramas históricas com uma pitada de terror e um ritmo alucinante, essa leitura é mais do que recomendada.

Leitura obrigatória para quem tem estômago forte, imaginação afiada e sede por histórias sombrias.

 

CURIOSIDADES. 

Devoradores de Mortos ja foi adptado para o cinema,e o ator principal que fez o personagem do árabe Ibn Fadl foi Antônio Banderas.


Antonio Banderas como Ibn Fadl




A adaptação para a telona veio com o nome de O 13° Guerreiro, uma alusão a escolha do árabe Ibn Fadl no qual é o ultimo dos 13 guerreiros escolhidos para subirem as montanhas e tentarem  drscobrir quem realmente sao os Devoradores de Mortos. 

Adaptação do livro: leia apenas depois por curiosidade 


Fui com muita expectativa para assistir ao filme e foi uma baita decepção e nao conseguiram transportar nem 10 % do livro e emoção  e tensao entao passou longe.


Querem conhecer essa história, passe longe do filme e leia o livro , depois quem sabe, apenas por curiosidade assista o filme. 

Sobre o Autor.

Michael Crichton (1942-2008) foi um escritor, roteirista, diretor de cinema, produtor e médico americano. Ele é conhecido por seus trabalhos nos gêneros ficção científica, ficção médica e thriller. 

Os livros de Crichton foram traduzidos para 38 idiomas e venderam mais de 200 milhões de exemplares no mundo todo. 


Algumas de suas obras lançadas no Brasil:


O Mundo Perdido

Jurassic Park





Enigma 


Sol Nascente

Congo


Estado de Medo



terça-feira, 4 de março de 2025

Jantar Secreto - Autor Raphael Montes- Editora Companhia das Letras - 360 páginas

Apoiadores do golpismo e do miliciano que acreditam ainda hoje que a ditadura Militar foi algo bom, vocês são  contra a cultura e educação ,então,vocês não são bem vindos aqui. 

SUMAM!


Raphael Montes é superestimado?Esse autor me deixava na dúvida sobre,  até agora...


Livro Jantar Secreto


Raphael Montes...."Pare de me criticar ""


Querem pular a introdução ou talvez não  tenham "saco"   para tal , desçam até o título RESENHA :JANTAR SECRETO -RAPHAEL MONTES 


 Confesso que possuo um certo receio com "coisas" da modinha,do momento,hippado e por isso nao costumo consumi-los quando estão hippados ( acho essa palavra uma merd@ hippada tambem) entao invariavelmente  aguardo a poeira abaixar para poder consumir ou nem consumo.

Talvez por isso, posso estar perdendo grandes obras literárias, grandes filmes,grandes séries e grandes etc,ou não. 

E as obras de Raphael Montes entraram nesse balaio literário hippado no qual,ainda,torço o meu nose,ainda mais que Raphael Montes ,juntamente com Illana Casoy ,sao os roteiristas da série "Bom Dia Veronica".


Raphael Montes e Ilana Casoy "Pare de reclamar de nós "

 "Bom dia Veronica",confesso, a primeira temporada é ótima,a segunda regular  e estava quase adquirindo algumas obras literárias do Raphael, eu disse quase,até que...

Quando a terceira temporada de "Bom Dia Veronica" estreiou e eu assisti .Olha, essa terceira temporada foi uma DECEPÇÃO ....bem grande,ruim de doer minha hérnia, com um último capítulo vergonhoso, eu e minha esposa demos risadas de vergonha tamanho patético foi essa temporada....e foi ai que , o hippado Raphael Montes perdeu credibilidade( A Illana Casoy também) pelo menos para mim(o que para eles  nao é grande coisa)por terem permitido soltar o pino da granada de merd@ que explodiu  na minha tv.Claro ,por esse motivo pensei "nao irei dar crédito para quem teve a audácia de roterizar e aprovar "Bom dia Veronica " terceira temporada. 


Bomba 


E desde feveiro de 2024 quando assisti "Bom dia Veronica  A caçada Final"(olha esse título de filme ruim dos anos 80) ate agora que escrevo em  março  de 2025 ,  e a poeira do nome Raphel Montes se assentado  um pouquinho, decidi comprar uma obra sua,segundo dizem é o melhor romance seu, denominado "Jantar Secreto " .Em grupos de leituras que participo muito elogios e menções como "Tem que ter estômago para ler esse" ou "O melhor livro dele " ou então "Nojento" ,resolvi começar por esse "Jantar Secreto ".


RESENHA :JANTAR SECRETO -RAPHAEL MONTES 


A trama contada por Dante" um dos ou o  protagonista principal, se inicia com ele já explicando que ocorreu uma tragédia no qual era um dos responsáveis pelos desfecho trágico no qual ele irá contar com detalhes sem esconder nenhum segredo e Dante inicia sua história...

Os quatro amigos estudantes universitários oriundos de uma pequena cidadezinha do interior do Paraná  Miguel(estudante de medicina) Hugo(chef de cozinha frustrado)Dante empregado frustrado de uma biblioteca e estudante de administração e Leitao, o nerd da informática e estudante de ciências da computação  decidem se mudar para a cidade do Rio de Janeiro alugar um local para dividir as despesas e tentarem prosperarem na cidade maravilhosa.


Os quatro vivem na corda bamba devido a responsabilidade das despesas e a pressão de se darem "bem na vida" assim como milhões de brasileiros ,porém tudo acaba piorando quando descobrem que o aluguel não está sendo pago a muitos  meses e os quatro frustrados entram em no modo desespero para tentar ganhar dinheiro rápido  antes que sejam despejados e que o sonho de prosperarem na cidade grande não  acabe em ruinas.

Os amigos ,então iniciam as discussões de quais seriam as possíveis formas de saírem dessa situação, cada personagem com suas próprias características físicas e linhas de pensamentos distintos ,Dante o gay gente boa criativo magro e de estatura baixa acorda toda as manhãs com a sensação que precisa mudar de vida, Miguel o amigo mais próximo de Dante talvez seja dos quatro o mais encaminhado na vida, residente de Medicina o futuro promissor de Miguel estava quase batendo a sua porta,Hugo o chef de cozinha que não para em serviço nenhum pois se achava melhor do que qualquer outro chef de cozinha ,atlético  loiro cabeludo e barbudo estilo vinking é egocêntrico e narcisista e por último Leitão o amigo nerd de obesidade quase mórbida que não liga para quase nada e vive trancado no quarto a base fast food e games.

Dante, o gay criativo,decide explanar uma de suas ideias que seriam os chamados "jantares secretos" que funcionam quando os donos da casa realizam jantares para poucas pessoas dentro de suas proprias residencias ,proporcionando momentos gastronômicos mais intimistas proporcionando uma sensação de exclusidade aos convidados e Dante consegue convencer os seus amigos a abrirem o seu apartamento para estranhos jantarem,o ponto crucial para aceitação do plano foi Hugo o chef narcisista ter aceitado o desafio sem as amarras de outros cozinheiros  menus de restaurantes no qual trabalhou.

Ideia aprovada cada qual amigo com sua função, Leitão o nerd da tecnologia que ficou com a parte da divulgação decide realizar uma pequena brincadeira de mau gosto na divulgação  postado Internet e aí a partir desse momento irresponsável de Leitão que se iniciará o calvário e caos violento sem limites para os quatro amigos. 


Apesar de  certas facilidafes do roteiro para que a trama chegasse onde chegou e também ninguém questionar certas(os) personagens  suspeito(as) e na metade do livro se prestarem um pouco de atenção ja da para "matar" quem é o vilão o mor da trama violenta no qual foram sugados,mas como disse "as facilidades do roteiro " foram necessárias, pelo menos na mente do autor  para que os leitores pudessem vivenciar toda a violência e a sanguinolencia do último ato do livro.

E ai, na violência e horror que esse livro me segurou até o final e não me arrependi.

Eu como consumidor de filmes,séries e livros  de terror/horror , foi nitidio como peguei as inspirações   em certas partes da trama do livro de Raphael ,notei referências fortes como os livros de Thomas Harris com seu Hannibal Lecter assim como a série Hannibal com Mikes Mikkensen,leves referências com os filmes Massacre da Serra Elétrica  e surpreendentemente e principalmente no sanguinolento e nojento final do livro recordou um pouco ou muito, o filme Fome Animal de Peter Jackon e para quem assistiu sabe o banho de sangue que Peter Jackson apresentou em Fome Animal. 


Enfim ,gostei bastante desse livro Jantar Secreto e recomendo mesmo para pessoas que nao ligam para  histórias com altas doses de violencia explícita .


Raphael Montes é superestimado? Vou ler mais um obra dele para poder bater o martelo.


Até a próxima e bom apetite. 

 

CURIOSIDADES. 

Algumas claras referências que eu notei no livro Jantar Secreto de Raphael Montes:


Seria Hannibal 

Livros de Thomas Harris

O Massacre da Serra Elétrica 

Fome Animal 

Fome Animal....Dante é você? 


Raphael Montes também ja foi roteirista/colaborador de séries e filmes como::


Tá Tudo Certo

Beleza Fatal

SuperMax

Romance Policial Spinosa

A Regra do Jogo







Raphael Montes também escreveu outros livros como:


Suicidas

O Vilarejo

A Mágica Mortal

Uma Mulher no Escuro 

Dias Perfeitos 

Uma Família  Feliz