Seguidores

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

O Bebê de Rosemary - Autor Ira Levin - Editora Best Seller- 232 páginas


Alguém já assistiu a um filme tão clássico e Cult no qual você é fã e apenas depois você leu o livro desse filme?

No meu caso ,assisti dezenas de vezes o clássico  filme " O Bebê de Rosemary" do cineasta Roman Polanski de 1968 e após  duas décadas fui ler o livro O Bebê de Rosemary de Ira Levin escrito em 1967. O livro,  comprei em 2008 em casarão antigo na cidade Iguape litoral de São Paulo, esse casarão era uma das dezenas existente em Iguape que são tombados como patrimônio, que era um tipo de antiquário vendendo itens antigos e também livros. E esse livro que comprei nesse casarão antigo,  a capa dessa edição, achei mais sinistra que as famosas capas verdes do mesmo e também combinava com o clima antigo do casarão .

Como disse, quando um filme é tão clássico e foda como é o caso de "O Bebê de Rosemary", fica quase impossível você ler o livro sem ter a mente sendo invadida pela a atriz Mia Farrow no papel de Rosemary e de Jonh Cassevetes no papel  Guy Woodhouse (marido de Rosemary).E verdade seja dita e escrita, na minha opinião eles(personagens livro e personagens filmes casam perfeitamente).

Rosemary(Mia Farrow) e seu marido Guy Woodhouse(Jonh Cassevetes).Calmaria antes do inferno.


Para quem já assistiu ao filme e irá  ler o livro tenha em mente Mia Farrow como Rosemary e os demais personagens da tela e os transporte para sua leitura, e para quem nunca viu o filme e quer ler o livro, busque pelos personagens do filme no google e já os tenha em mente para embarcar no livro. Recomendo essa experiência.

A história do livro "O Bebe de Rosemary" trás os recém casados Rosemary e Guy entusiasmados pela compra do belo apartamento do misterioso Edifício Branford. Mesmo aquele lugar tendo muitas historias bizarras, são convencidos pelos seus futuros ,simpáticos e estranhos vizinhos residentes do Edifício Branford a morarem no Branford, vizinhança essa formada por artistas e famosos deixando ainda mais excitante e tentadora a aquisição desse apartamento pelo marido de Rosemary ,uma ator ainda em busca de fama e sucesso.

A partir da aquisição do apartamento e a rápida mudança,  situações  estranhas e bizarras dão inicio atormentando principalmente a jovem Rosemary.

Os simpáticos vizinhos se tornam pessoas cada vez mais audaciosos em tentar entrar na vida do casal,principalmente quando o marido de Rosemary (Guy)começa a fazer sucesso na carreira de ator quase que instantaneamente após se mudarem  para o edifício Branford,mas parece que apenas Guy  não sente o incômodo dos vizinhos invadindo a privacidade do casal, muito pelo contrário Guy passa a ser como um grande e simpatico amigo dos vizinhos pedantes.

Quando a situação parecia melhorar para Rosemary com o anúncio de sua gravidez, os estranhos vizinhos passam a minar de vez a privacidade de Rosemary,com o marido ocupado com sua ascensão meteórica, Rosemary cansada de toda a situação decidi aceitar alguns cuidados de seus vizinhos suspeitos. 

A preocupação de quase todos  os moradores do edifício Branford com a gavidez e o filho de Rosemary,faz a nossa personagem principal desconfiar que algo muito sinistro esteja ocorrendo naquele prédio e com sua gravidez.


Rosemary (Mia Farrow).
Ninguém mexe com meu bebê 


As pistas que Rosemary vai colhendo durante a leitura abre um leque de opções e desfechos.Seria alguma espécie de culto ,adoradores do diabo,ou apenas alucinações? Estariam os vizinhos sinistros drogando a frágil Rosemary com o intuito de lhe retirar a criança de seus braços ao nascer?E o seu marido,que não se incomadava em nada com  a situação anormal, estaria ele também envolvido em alguma trama diabólica, ou era apenas o estresse e a gravidez que deixava Rosemary apenas com mente ocupada com conspirações que não existem? 

Para quem ja assistiu o filme sabe muito bem do que se trata,e o livro também destaca mais algumas descrições no grande finale.

E olha ,o final é aterrador. 

Sabe aquela famosa frase

 " Mãe  é mãe  em qualquer situação "...pois bem aqui se faz jus.

Boa leitura e "bons" pesadelos a noite!

Algumas curiosidades sobre O Bebe de Rosemary



Ira Levin, autor do livro, nomeou o prédio  de The Bramford, em homenagem a Bram Stoker, autor de Drácula. No filme, foi utilizado o prédio Dakota, no Upper West Side de Nova York,  hoje é mais associado ao local do assassinato de John Lennon.



Sabiam que Mia Farrow não foi a primeira escolha para o papel de Rosemary?


O diretor Roman Polanski havia escolhido a atriz Tuesday Weld,mas o diretor executivo Willian Castle preferiu Mia Farrow.


Após alguns testes reprovados e audições reais de Tuesday para o filme. o papel finalmente ficou com Mia e o filme O Bebê de Rosemary se tornou o clássico do terror ate os dias de hoje.



Sabiam que Mia Farrow  foi casada com Frank Sinatra?


...e com Woody Allen



Sabiam que a primeira opção para interpretar Guy, o marido de Rosemary era o ator Robert Redford?


e também Jack Nicholson foi cogitado?




Sabiam que o elenco do filme O Bebê de Rosemary diziam que estavam amaldiçoados após rodarem o filme?

Parte do elenco sofreram com pesadelos constantes ,alguns sofreram acidentes, um integrante faleceu e a esposa do diretor Roman Polanski ,Sharon Tate no dia 08 de agosto de 1968 foi brutalmente  assassinada pelos seguidores do famigerado Charles Manson. Sharon Tate  estava a apenas 15 dias de dar a luz quando foi morta.
O diretor executivo Willian Castle, confidencio que o filme estava se tornando realidade e invadindo as suas vidas fora das telas.
Castle e parte do elenco achavam que o final e as frases horrorosas e blasfêmias proferidas no final do filme contribuíram para todo esse caos. 

Sabiam também que o autor escreveu uma continuação direta intitulado "O Filho de Rosemary "

Clique aqui nesse link para saber um pouquinho sobre a continuação desse clássico 




Nenhum comentário:

Postar um comentário